A gíria tanso significa bobo ou vacilão. Inclusive, em Santa Catarina, é comum utilizar a frase “és um tanso” para se referir a alguém assim.
Veja também o que significa a gíria loque.
Certamente, se ficar distraído demais ao fazer uma viagem para Santa Catarina ou outro estado do sul do Brasil, vai ouvir essa gíria.
É interessante ressaltar que essa é uma forma não agressiva de alertar alguém sobre algo que está acontecendo e a pessoa não está percebendo. Portanto, não precisa ficar estressado se alguém te chamar assim.
Acho que ouvindo essa expressão pela primeira vez, sem saber o que ela significa, dá até vontade de rir.
“Tanso” parece nome de personagem de desenho animado, entretanto se a pessoa estiver séria, é melhor levar a situação a sério.
Hoje, “tanso” é uma gíria típica do sul do Brasil, usada para chamar alguém de bobo, ingênuo ou lerdo. Apesar de ter um tom humorado, dependendo do contexto, pode soar como uma crítica.
Veja também o que significa a gíria trincar o caneco.
Origem da gíria tanso
- Influência da Língua Espanhola
- “Tanso” pode ter vindo do espanhol “tanso” ou “torpe”, que significam lento, bobo ou sem jeito. Como o Sul do Brasil tem forte influência cultural dos países vizinhos, a palavra pode ter sido incorporada ao vocabulário gaúcho.
- Herança dos Imigrantes Europeus
- Outra possibilidade é que “tanso” tenha vindo de termos usados por italianos ou alemães, que imigraram para o Sul do Brasil e, então, trouxeram palavras que foram adaptadas ao português falado na região.
- Evolução do Português Popular
- No linguajar sulista, muitas palavras ganharam pronúncia e sentido próprios. “Tanso” pode ter surgido como uma variação de palavras antigas usadas para descrever alguém desajeitado ou ingênuo.
Exemplos de uso da gíria tanso
“O que foi que você fez? És um tanso?”
“Bah, ele é um tanso!”
“Presta atenção nas coisas, tanso!”
Veja também
Significado da gíria Lagartear
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando
Uma possibilidade é de que venha, via imigrantes italianos, da palavra “stronzo/stronza”, que é uma gíria para “idiota” ( que por sua vez, vem do alemão “strunz”, significando “pedaço de excremento”)
Boa, Angelo