Gíria trincar o caneco

Trincar o caneco

A gíria trincar o caneco significa beber demais, encher a cara. Aliás, essa é uma coisa que brasileiro sabe fazer, hein!?

Veja também o que significa a gíria laranjada.

Se for ao Paraná e quiser curtir uma noitada, logo deve ouvir essa expressão. Afinal, essa é uma gíria muito popular, principalmente, por aquela região.

No Brasil, é comum o consumo de bebidas alcoólicas. Segundo o Observatório do Terceiro Setor, em 2016, cada brasileiro com 15 anos ou mais bebeu em média 8,7 litros de bebidas alcoólicas.

Então, com esse alto consumo, vem também várias expressões para representar isso e a gíria trincar o caneco é mais uma delas.

Contudo, precisamos ressaltar que, apesar dessa cultura presente em nossa sociedade hoje, as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e, se você ainda não tem 18 anos, não pode beber, beleza?

Veja também o que significa a gíria pular o corguin.

Origem da gíria trincar o caneco

Acredita-se que a expressão tenha surgido da junção de dois elementos:

  1. “Trincar” – refere-se a rachar, quebrar ou algo que chega ao limite. Em algumas regiões, “trincado” também pode significar alguém alterado ou fora de si.
  2. “Caneco” – é uma referência a copo, caneca ou recipiente usado para beber. Quem gosta de beber conhece bem, não é mesmo?

Assim, “trincar o caneco” representa beber tanto a ponto de “forçar o copo ao limite”, ou seja, beber demais e ficar muito embriagado.

Exemplos de uso da gíria trincar o caneco

“Vamos trincar o caneco neste fim de semana, né? Afinal, aquela festa vai ser irada!”

“O que foi aquela festa hein? A gente curtiu até trincar o caneco!”

“Se não for pra trincar o caneco, eu nem vou!”

Veja também

Significado de Lá ele

Significado de Ó paí

As gírias baianas e a cidade de Salvador: barril dobrado

Siga a gente no Instagram: @sotaqueando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *