A gíria tri legal significa situação muito boa. Afinal se uma coisa legal já é boa, imagina algo tri legal, não é?
Veja também o que significa a gíria tchê.
Essa é uma das expressões mais populares no sul do nosso país. Certamente é uma marca do povo daquela região e identifica o gaúcho onde quer que ele esteja.
Existem regiões com algumas expressões que podem parecer mais comuns mas transmitem uma identidade muito forte, uma originalidade advinda da simplicidade.
O “tri” da expressão dá um sentido de intensidade triplicada e torna a expressão auto-explicativa, independente de onde você morar, afinal, legal é bom, duas vezes legal é ótimo, imagina três vezes?
Veja também o que significa a gíria lagartear.
Exemplos de uso da gíria tri legal
“Nossa região é tri legal, tchê!”
“Bah tchê, parabéns para você! Tri legal o que você fez.”
“Essa festa foi tri legal, tchê”
Veja também
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando
A giria tri não tem nada a ver com futebol ! A verdadeira história do tri no rs, só eu sei surgiu na época das discotecas!
Oi, Amara. Agradecemos bastante pela sua observação. Como falamos na postagem, a relação entre a gíria e a futebol se restringe a época e, para pessoas de outra região, facilitou a disceminação da gíria. Mas foi importante essa sinalização sobre as discotecas. Vamos pesquisar mais sobre isso. Muito obrigado!
A informação que eu tinha é que, em certo momento muitos gaúchos (filhos de fazendeiros) foram fazer intercâmbio na França, e quando voltaram trouxeram trejeitos de lá, e por isso inclusive começou a fama de afeminandos. Mas o tri seria uma abrasileirização da palavra francesa tré. Ex: tré chic.
Olha só!!! Essa informação é bem interessante e faz todo sentido Bel!!
Olá amigos ! Sobre a gíria TRI, pesquisem no Google, “eu criei o tri ” . Muito obrigado !
[…] Significado e origem da gíria gaúcha Tri legal […]