A gíria desdobro significa desculpa esfarrapada, enrolação ou ainda é usada para sair de certas situações. É uma gíria muito popular, por exemplo, no Piauí.
Veja também o que significa da gíria pega o beco.
No sentido formal da palavra, “desdobro” é utilizada para definir o parcelamento de um lote para a formação de novos lotes (um termo utilizada na engenharia).
Contudo, como gíria nos papos mais informais, é sinônimo de migué ou baratino. E quem não tem aquele amigo que gosta de falar demais, hein!? Certamente, o que não falta é gíria para definir esse tipo de pessoa, só depende da localidade em que você esteja.
Então, se você ainda não sabia, quando alguém falar que a sua conversa é um desdobro, é melhor passar mais confiança. Principalmente se for um piauiense, já que essa gíria é mais comum entre eles.
E Nordestino é brabo hein!? Aliás, se a conversa não for um “papo reto”, pode até gerar confusão e ninguém quer isso, não é mesmo?
Veja também o que significa da gíria bexiga taboca.
Origem da gíria desdobro
A palavra vem do verbo “desdobrar”, que significa expandir, desenvolver ou encontrar soluções. Então no contexto piauiense, “desdobro” surgiu como uma forma de se referir a truques inteligentes, gambiarras ou artimanhas usadas no dia a dia para resolver problemas.
O termo pode estar relacionado à cultura de improviso e criatividade presente no estado do Piauí, onde muitas vezes as pessoas precisam encontrar soluções rápidas para as dificuldades. Assim, “desdobro” virou sinônimo de esperteza e habilidade para contornar situações.
Exemplos de uso da gíria desdobro
“João deu um desdobro e não veio trabalhar.”
“Que desdobro, hein!? Disse que faria as compras e nada.”
“Não é desdobro não po!? Eu já tô chegando!”
Veja também
Significado da gíria Dar um zig
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando