A gíria roer a corda significa desistir de um compromisso, voltar atrás em uma promessa ou deixar alguém na mão.
Veja também o que significa a gíria virado no estopô.
A língua portuguesa é rica em expressões populares, e muitas delas vêm carregadas de regionalismos e histórias interessantes. Uma dessas expressões bastante conhecida no Brasil é “roer a corda”.
Com uma imagem bem visual, essa gíria tem um significado claro para quem a usa e é muito aplicada em situações do cotidiano, especialmente quando se fala de compromissos e responsabilidades.
Usa-se essa expressão quando alguém assume uma responsabilidade ou acordo, mas, na hora de cumprir, acaba desistindo, abandonando ou sabotando a situação. A metáfora é clara: se você está dependurado em uma corda e alguém a “roe”, ela se rompe e você cai.
Veja também o que significa a gíria pokas.
Pode-se aplicar a gíria também em situações onde a pessoa não age conforme o esperado ou quebra a confiança de alguém, especialmente em acordos verbais ou informais.
Aliás, dependendo do contexto, pode ter um tom de desapontamento leve, quando se trata de algo pequeno, ou mais sério, se envolver situações importantes. Em todo caso, o sentido é o mesmo: uma pessoa desistiu ou falhou em algo em que era esperada.
Então, o interessante é que você pode usar a expressão tanto para compromissos triviais, como uma saída com amigos, quanto para questões mais sérias, como uma desistência em projetos ou negócios importantes.
Exemplos de uso da gíria virado no estopô
“Ele roeu a corda, disse que não pode mais vir.”
“A gente tinha combinado de dividir o projeto, mas ele roeu a corda e deixou tudo pra mim.”
“O time todo estava preparado para o campeonato, mas dois jogadores roeram a corda na hora.”
Veja também
Significado da gíria Papo Reto
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando