A gíria cabrunco significa coisa ruim. Por isso, é muito utilizada na expressão “fi do cabrunco”, ou seja, filho do diabo.
Veja também o que significa a gíria lá ele.
Logo, por significar coisa ruim, dá pra perceber que a expressão é usada principalmente para xingar alguém.
Entretanto, você também pode usar como uma interjeição, bem original, não é mesmo? Já estamos acostumados com essa originalidade por todo o Brasil, hein!?
Quem se depara com essa gíria pela primeira vez fica logo curioso pelo seu significado, pois a palavra não parece com nada comum nas rodas de conversas.
Mas o significado de cabrunco é algo bem simples de explicar, apesar dos seus diversos sentidos.
Apesar de ser uma expressão com bastante força principalmente em Sergipe, essa é uma expressão que se espalhou por diversas regiões, principalmente do Nordeste.
Veja também o que significa a gíria galado.
Exemplos de uso da gíria cabrunco
“Ô cabrunco, eu morri de medo de ir naquele lugar mas eu fui.”
“Eita cabrunco, eu esqueci da prova. Afinal é hoje mesmo?”
“Aquele menino é um fi do cabrunco, vive aprontando alguma coisa mas ele vai achar o dele!”
“Que cara perturbado do cabrunco. Ele não me deixa em paz!”
Veja também
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando
Não é exclusividade de Sergipe essa gíria. Em Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, é expressão comum, e é usada em toda meso região do norte e noroeste fluminense.
Foi também eternizada em vários livros de José Cândido de Carvalho, em especial “O Coronel e o Lobisomem”, que virou seriado na rede Globo.
É verdade Maycon… essa é uma gíria disceminada por praticamente todo o país. E isso é uma das coisas mais interessantes do vocabulário do nosso país. Mas em Sergipe funciona quase como uma pontuação! rs
Legal. Já tinha ouvido falar por um amigo de Campos-RJ que lá eles tbm usam esse termo. E “fi do canso” citado acima. É uma gíria especifica da cidade de Itabaiana-SE, referente a doença Câncer.
Obrigado pela contribuição, Paulo
Sou sergipano é aqui é comum vc ouvir essa palavra cabruco faz parte do dia a dia dos sergipanos.
Além do Fi du Cabrunco usada 100% em Aracaju. O estado de Sergipe possui outras gírias referentes a outras doenças que são citadas de acordo com as cidades: Itabaiana e região( Canso, Této, Kisso), norte de Sergipe (Cancro, “Ar”, Derrame) entre outras.
Obrigado pela contribuição, Lucio
Se falo um “cabruncu” dentro de casa mainha me bate kkkkkkkkkkkkk.
Melhor não arriscar kkkkk