A gíria cabrunco significa coisa ruim. Por isso, é muito utilizada na expressão “fi do cabrunco”, ou seja, filho do diabo.
Veja também o que significa a gíria lá ele.
Logo, por significar coisa ruim, dá pra perceber que a expressão é usada principalmente para xingar alguém.
Entretanto, você também pode usar como uma interjeição, bem original, não é mesmo? Já estamos acostumados com essa originalidade por todo o Brasil, hein!?
Quem se depara com essa gíria pela primeira vez fica logo curioso pelo seu significado, pois a palavra não parece com nada comum nas rodas de conversas.
Mas o significado de cabrunco é algo bem simples de explicar, apesar dos seus diversos sentidos.
Apesar de ser uma expressão com bastante força principalmente em Sergipe, essa é uma expressão que se espalhou por diversas regiões, principalmente do Nordeste.
Veja também o que significa a gíria galado.
Origem da gíria cabrunco
A origem exata da gíria “cabrunco” não é totalmente clara, mas existem algumas hipóteses:
- Variação de “Cabrunco” para “Cabrum” ou “Cabra-do-brum”
- Alguns estudiosos acreditam que “cabrunco” pode ter vindo da palavra “cabrum”, usada antigamente para se referir a algo forte, intenso ou perigoso.
- Outra teoria sugere que pode ser uma variação de “cabra-do-brum”, onde “cabra” (forma popular de chamar uma pessoa) e “brum” (ruído ou estrondo) dariam a ideia de alguém destemido ou encrenqueiro.
- Ligação com o folclore e o misticismo
- Em algumas regiões, “cabrunco” também pode ser associado a figuras do folclore nordestino, como seres sobrenaturais ou assombrações. Isso explicaria seu uso como interjeição de susto.
- Evolução da linguagem popular
- No Nordeste, é comum que palavras sofram transformações fonéticas e adquiram novos sentidos ao longo do tempo. Assim, “cabrunco” pode ter evoluído naturalmente como uma forma expressiva do falar popular.
Exemplos de uso da gíria cabrunco
“Ô cabrunco, eu morri de medo de ir naquele lugar mas eu fui.”
“Eita cabrunco, eu esqueci da prova. Afinal é hoje mesmo?”
“Aquele menino é um fi do cabrunco, vive aprontando alguma coisa mas ele vai achar o dele!”
“Que cara perturbado do cabrunco. Ele não me deixa em paz!”
Veja também
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando
Não é exclusividade de Sergipe essa gíria. Em Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, é expressão comum, e é usada em toda meso região do norte e noroeste fluminense.
Foi também eternizada em vários livros de José Cândido de Carvalho, em especial “O Coronel e o Lobisomem”, que virou seriado na rede Globo.
É verdade Maycon… essa é uma gíria disceminada por praticamente todo o país. E isso é uma das coisas mais interessantes do vocabulário do nosso país. Mas em Sergipe funciona quase como uma pontuação! rs
Legal. Já tinha ouvido falar por um amigo de Campos-RJ que lá eles tbm usam esse termo. E “fi do canso” citado acima. É uma gíria especifica da cidade de Itabaiana-SE, referente a doença Câncer.
Obrigado pela contribuição, Paulo
Sou sergipano é aqui é comum vc ouvir essa palavra cabruco faz parte do dia a dia dos sergipanos.
Além do Fi du Cabrunco usada 100% em Aracaju. O estado de Sergipe possui outras gírias referentes a outras doenças que são citadas de acordo com as cidades: Itabaiana e região( Canso, Této, Kisso), norte de Sergipe (Cancro, “Ar”, Derrame) entre outras.
Obrigado pela contribuição, Lucio
Se falo um “cabruncu” dentro de casa mainha me bate kkkkkkkkkkkkk.
Melhor não arriscar kkkkk