A gíria rensga significa sensação de espanto ou muita admiração por alguma situação. É a interjeição particular, principalmente, dos goianos.
Veja também o que significa a gíria pular o corguin.
Assim como o “oxente”, o “uai” de Minas Gerais, o “tchê” do Rio Grande do Sul, o “égua” do Maranhão e tantas outras expressões populares que marcam o povo de uma região, o “rensga” dispensa explicações.
Isso porque essas expressões não tem um significado específico. Elas apenas servem para externalizar alguma sensação relacionada ao momento.
Além disso, o goiano tem o costume de encurtar as palavras. Não que “rensga” seja uma palavra grande, não é? Então, “rensga” pode virar simplesmente “ren”.
E, como dizem por aí, para bom entender, meia palavra basta (essa frase não seria mais apropriada).
A gíria ganhou mais destaque nacionalmente através do universo sertanejo, sendo usada por artistas e influenciadores da região. Um dos maiores impulsionadores foi a cantora Ana Castela, que frequentemente usa “Rensga” em suas falas e redes sociais.
Veja também o que significa a gíria estrovar.
Origem da gíria rensga
Acredita-se que a palavra tenha surgido no meio rural, associada ao ato de “rasgar” ou “arrancar” algo com força. Alguns relatos indicam que pode ter relação com o som de algo sendo rompido, mas sua popularização veio pelo uso coloquial entre os goianos.
Exemplos de uso da gíria rensga
“Rensga! Aquela viagem foi sensacional, apesar de eu já estar querendo chegar em casa.”
“É sério que você vai para aquela festa, sô? Rensga!”
“Rensga! Eu nem acredito que ele fez aquilo!”
Veja também
Significado da gíria Aperreado
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando
[…] Veja também o que significa e a origem da gíria goiana rensga. […]