A gíria égua é utilizada em situações de espanto ou surpresa. É uma gíria muito popular em estados como o Maranhão e o Pará.
Veja também o que significa a gíria esparroso.
Além do seu uso comum, a expressão ainda pode ser expressada como “éguas” (o que dá até uma intensidade a mais) e/ou acompanhada pela palavra “doido”. Então, pode ser comum que você ouça um “égua doido” se você estiver andando por algum lugar do Maranhão.
Entretanto, isso não significa que a pessoa que está ouvindo a expressão tem problemas mentais, é somente uma forma de dar ênfase na situação. Afinal, esse é um toque especial que faz parte das gírias maranhenses e seus significados.
A gíria égua, além de Maranhão e Pará, também é popular em Santa Catarina e, em conclusão, podemos perceber que vocabulário popular realmente não tem fronteiras.
Mas, sabendo o que significa égua, não bate uma curiosidade sobre a origem da expressão? Então, se ligue…
Veja também o que significa a gíria aziado.
Origem da gíria égua
- Ligação com a palavra “égua” (fêmea do cavalo)
- Em algumas regiões do Brasil, “égua” era usada como um xingamento leve, especialmente para chamar alguém de “tolo” ou “sem valor”. Entretanto, no Maranhão e em outros estados do Norte/Nordeste, a palavra perdeu essa conotação negativa e virou uma interjeição para expressar emoções intensas.
- Influência do Pará e da Amazônia
- O uso da gíria “égua” também é muito forte no Pará, onde tem o mesmo significado de surpresa ou indignação. Logo, como o Maranhão tem uma forte ligação cultural com a região amazônica, a expressão se popularizou no estado.
- Evolução do Falar Popular
- No dia a dia, expressões curtas e impactantes são comuns no Maranhão, e assim “égua” se encaixou perfeitamente como uma palavra de fácil uso para reagir a diversas situações.
Exemplos de uso da gíria égua
“Égua doido…afinal, o que foi que aconteceu?”
“Égua… tá falando sério?”
“Você tá de brincadeira? Égua doido!”
Veja também
As gírias maranhenses e os lençóis
Significado da gíria Abirobado
Siga a gente no Instagram: @sotaqueando
[…] para situações de susto. Geralmente, as gírias tem o sentido de interjeição como o “égua“, utlizada no Maranhão, e o “valha“, utilizada no […]
A giria
égua foi levada pra Santa Catarina pelos paraenses .
Os brasileiros não tão nem aí para fronteiras rs