Gíria oxente

Oxente

A gíria oxente significa uma expressão de espanto, susto, surpresa, admiração, etc. Enfim, é uma interjeição do povo brasileiro.

Veja também o que significa a gíria estribado.

Essa gíria pode ser considerada um patrimônio imaterial do povo brasileiro.

Utilizamos essa expressão como uma interjeição, principalmente em situações de surpresa ou estranheza mas também podemos utilizar em outras situações como comoção.

Certamente, em todo o Brasil, existem diversas gírias que você pode utilizar como interjeições, como o “uai” de Minas Gerais, o “égua” do Maranhão, o “tchê” do Rio Grande do Sul, entre outras. Entretanto, podemos considerar que a gíria oxente ultrapassa fronteiras.

Ouvimos essa expressão principalmente no Nordeste, mas também é muito comum você ouvir se estiver estiver em outra região. Então, essa é uma daquelas gírias que você pode dispensar explicação, porque todo mundo consegue entender.

Aliás, é comum também a utilização da sua abreviação “oxe“, que também se popularizou Brasil afora e pode ter até um uso mais comum do que o “oxente“.

Veja também o que significa a gíria migué.

Origem da gíria oxente

Acredita-se que “oxente” seja uma variação da expressão portuguesa “oh, gente!”, que, com o tempo, foi sendo transformada na fala popular até chegar à forma atual. Essa adaptação fonética aconteceu devido ao sotaque e à forma característica de falar no Nordeste.

As pessoas usam a interjeição “oxente”para expressar surpresa, espanto, indignação ou até mesmo dúvida, dependendo do contexto e da entonação. Ela está presente no dia a dia dos nordestinos e se tornou um dos símbolos linguísticos da região.

Exemplos de uso da gíria oxente

“Oxente, rapaz… por que você tá estressado desse jeito?”

“É sério que isso aconteceu com ela? Oxente! Não posso acreditar!”

“Oxente… não entendi nada que você falou!”

Veja também

Significado da gíria Aperreado

Significado da gíria Brocado

As gírias baianas e a cidade de Salvador: barril dobrado

Siga a gente no Instagram: @sotaqueando

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *