Gíria estribado

Estribado

A gíria estribado significa alguém com boas condições financeiras. Ou seja, se uma pessoa é estribada significa que ela tem bastante grana.

Veja também o que significa a gíria tabacudo.

Existem também aquelas pessoas que, como diria a minha avó, nasceram em berço de ouro. Seja trabalhando ou herdando, se uma pessoa tem muitos bens materiais, ela pode ser considerada estribada.

Essa é uma gíria popularizada em muitos lugares do Brasil inteiro, mas principalmente nos estados do Nordeste, como Ceará e Bahia. O povo “arretado” do país tem uma cultura muito forte, todo brasileiro sabe disso, não é mesmo? Então, o vocabulário não fica fora disso.

Vale ressaltar, que o povo do Nordeste mantém um contexto histórico, não só no linguajar mas na cultura em geral, bastante marcante. Assim, muitas gírias possuem sua origem associada ao início da formação social da região.

O estribo é um dos componentes utilizados por um cavaleiro ou amazona na montaria. Então quando não existiam carros, as pessoas que tinham dinheiro utilizavam cavalos para se locomover. Assim, o estribo era muito utilizado por pessoas com mais condições financeiras.

Há uma frase clássica do grande Henry Ford, um revolucionário das linhas de montagem em série, onde ele dizia que se ele ouvisse as pessoas, teria que criar cavalos mais rápidos. Entretanto, a história nos mostras que os carros vieram pra ser parte essencial do nosso dia-a-dia.

Assim, a história nos mostra que os cavalos (e consequentemente os estribos) foram referência na divisão de classe da nossa população.

Veja também o que significa a gíria galado.

Exemplos de uso da gíria estribado

“Olha o carro daquele cara. Ele é estribado hein!”.

“Aquela moça comprou um apartamento em frente ao mar. É uma estribada!”

“Meu amigo só anda viajando porque é estribado!”

Veja também

Significado da gíria Abirobado

Significado da gíria Aí dento

Siga a gente no Instagram: @sotaqueando

O quanto esse post foi interessante?

5 / 5. 2

As you found this post useful...

Follow us on social media!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *