Gíria aperreado

Aperreado

A gíria aperreado significa impaciente ou agoniado. Ou seja, é o estado de quem passa um aperreio, como se diz muito pelo Nordeste.

Veja também o que significa a gíria estribado.

Se você fizer uma viagem ao Nordeste e passar por uma situação de aperto, certamente alguém pode te perguntar se “você está aperreado” ou “qual o aperreio”.

Há uma dúvida relacionada a essa gíria nordestina sobre se devemos escrever aperreado ou aperriado. Pra falar a verdade, tanto faz.

Como no dicionário existe aperrear, e não aperriar, pode ser que a primeira opção seja mais “formal”.

Essa expressão carrega consigo um conjunto de sentimentos. Pois o “aperreio” pode ser mais leve, como aquela avó que se incomoda com a bagunça dos netos. Mas pode ser algo mais sério, como uma tristeza por algum acontecimento ruim.

Mas pra frente iremos explorar um pouco mais sobre o significado de aperreio. Então, se você chegou até aqui, não precisa ficar aperreado. rs

Enfim, o significado de aperreado é simplesmente incomodado com alguma coisa. Logo, se percebermos que alguém próximo a gente está aperreado, precisamos ser pacientes e tentar ajudar essa pessoa.

Veja também o que significa a gíria valha.

Origem da gíria aperreado

A palavra “aperreado” vem do verbo “aperrear”, que tem origem no espanhol “aperrear”, derivado de “perro” (cachorro). Originalmente, aperrear significava perturbar ou atormentar como um cão que não para de latir ou incomodar.

No Nordeste, o termo foi adaptado, assim como outras expressões populares na região, para se referir a situações de pressão, incômodo ou preocupação.

Exemplos de uso da gíria aperreado

“Não fique aperreado não, rapaz. Vai dar tudo certo!”

“Ei, por que cê tá aperreado assim? Aconteceu alguma coisa?”

Veja também

Significado da gíria Visse

Significado da gíria Bogue

As gírias maranhenses e os lençóis

Siga a gente no Instagram: @sotaqueando

14 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *